terça-feira, 1 de novembro de 2016

DIA DE TODOS OS SANTOS



A minha pequena parte


Nos momentos de reflexão e oração que reservei nesta terça-feira para estar com a comunidade da Amora, dei comigo a ultrapassar os muros da Igreja e a lançar um olhar sobre o mundo em que vivemos.

A força da união
E senti-me enlevado com as tantas coisas boas que acontecem diariamente, no momento em que escrevo e nos outros momentos todos que formam o que chamamos passado. Um passado que não é bem passado, pois deixou muitos vestígios de que hoje estamos a usufruir para a vida nos ser mais leve, fácil e enriquecedora. É esta cadeia de operações humanas realizadas pelos milhões de pessoas que nos antecederam que plasmaram o mundo e a vida como ela é. Bem vistas as coisas, também sou hoje o que o espírito humano sonhou e realizou ao longo da história, pelo que não me fica mal um sentimento profundo de agradecimento e louvor pelas maravilhas alcançadas.

Eu próprio sei que sou fruto de muitos gestos puramente gratuitos de todos os que me envolveram ao longo da vida. E porque fui sempre um privilegiado, rodeado da amizade, da paciência, das dádivas mais extraordinárias com que me brindaram, eu próprio acho normal fazer o bem, ser bom, facilitar a vida aos outros, numa sucessão de gestos que se transmitem instantaneamente, como ainda há dias se dizia de João Lobo Antunes, cujo exemplo de solidariedade partilhada provocava uma mudança dos corações.

Ora, aqui está um “dia de todos os santos”. Aqueles que se colocam nas peanhas da igreja são naturalmente exemplo de vida nalgum aspecto particular. E também eles me inocularam algum bem, me tocaram e ajudaram a olhar para a vida com mais optimismo. Alguns deixaram mesmo exemplos e palavras inovadoras que fizeram avançar o espírito humano para longe dos estigmas da barbárie.

Quando o belo surpreende...
Mas o nosso dia-a-dia está cheio de “santos”, iluminados pelo Espírito Santo que ficou connosco, e que humildemente executam as mais humildes e esquecidas tarefas para aliviar a dor, dar o pão, abrir o conhecimento, alegrar a vida e fazer crescer a esperança.

Este também é o meu dia, o nosso dia, o dia daqueles que continuam a fazer céu nesta terra, para além de todas as invejas, todas as críticas, todas as contrariedades.

E chega a primeiro plano... Bonito!


Sou hoje beneficiário do que o espírito humano sonhou e realizou ao longo da história.

7 comentários:

  1. Em boa hora criaste este blog.
    Ele permite-me,ler o que escreves e não adianta repetir, porque já te disse muitas vezes, o quanto aprecio e me identifico com a tua escrita.
    Obrigada, por mais esta reflexão, que quiseste partilhar com os teus amigos.
    Obrigada, por mais uma vez me fazeres pensar e olhar para dentro de mim mesma.

    ResponderEliminar
  2. Todos temos muito que dizer, pois a nossa vida, a vida de todos tem muita riqueza ínsita ao longo dos anos que já experienciámos.

    ResponderEliminar
  3. Adorei,és sempre genial... fico sem palavras. Obrigada por esta reflexão, neste dia em que todos pensamos mais nos mortos que nos vivos.

    ResponderEliminar
  4. Esta era a obra prima que estava ainda por descobrir, pelo nosso colega e amigo António Henriques. Aqui está um bom exemplo a seguir...tem sabedoria a escrever, as palavras e frases estão cheias de beleza e de reflexão... sem darmos por isso já estamos a saborear a bela leitura que nos oferece e as imagens simples e naturais.
    Um feliz dia de Todos os Santos. Bem hajam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra exagerada, esta Luísa.Mas obrigado pelas tuas palavras, que me vão incentivar a puxar mais por mim.

      Eliminar
  5. E não é que, passado um ano, acho mesmo piada ao que eu escrevi? Escrever custa, mas dá um sabor tão íntimo!...

    ResponderEliminar