sábado, 17 de dezembro de 2016

SUPERAR OBSTÁCULOS



"de tronco e raízes fortes, resistem..."
Hoje deu-me para pensar nas pessoas que encontro por aí, umas mais decididas e conscientes e outras mais confusas e desconfiadas das suas capacidades. Como as árvores: de tronco e raízes fortes, resistem a todos os vendavais, enquanto outras, de poucas raízes, esguias e a atirar para o alto, sucumbem aos primeiros embates.
Já disse aqui que nós não nascemos construídos, pelo que é nossa primeira missão crescer continuamente, ganhar raízes e consistência física, espiritual e moral para resistir aos ventos.
Gosto do exemplo da criança quando está a ganhar equilíbrio para se manter em pé e andar. Porque é que não desiste e passa apenas a gatinhar? “Está-lhe na massa do sangue», dizemos nós!
Esta é a base em que podemos assentar os nossos sonhos, os nossos projectos. Esforço atrás de esforço, acção atrás de acção e lá chegaremos… É preciso esta crença inicial para avançar. Às vezes, falta esta crença: “já tentei algumas vezes e não consegui”, dizemos! Felizes aqueles que encontram nos familiares, nos amigos, nos educadores pessoas a incutir confiança e fé nas nossas capacidades, a elogiar-nos quando demos um passo mais.
Como professor, sei como é importante este estímulo positivo para os alunos crescerem. E como pessoa, também aprendi que não posso estar sempre a desvalorizar-me, a falar das minhas incapacidades, pois é o mesmo que andar a esvaziar os pneus quando preciso antes de maior pressão anímica. Eu acho mesmo que aceitar com natural humildade um elogio é também um processo de crescimento.
Este assunto pode ser visto de muitos ângulos. Mas fico apenas com estas palavras:
 Quantos de nós desistem dos seus projectos quando sentem sorrisos irónicos e palavras negativas… E depois ficamos com a amargura na boca, sem termos mais para onde nos voltarmos! Grandes amigos estes, que apenas nos puxam para baixo e não estimulam o nosso desenvolvimento!
Em ambientes negativos, até os fortes caem...
Há que saber escolher as nossas amizades e os nossos conselheiros… Se vivo com aqueles que apenas destroem negativamente tudo o que se faz, como posso crescer? Até no Facebook aparecem aqueles que apenas criticam, dizem mal, só vêem o lixo na rua, sempre de óculos escuros para não verem a luz nem a beleza dos dias. Que sigam, que eu não vou por aí. Eu aprendi mais a registar o belo, a dar importância a uma boa acção, a alegrar-me com os feitos positivos, mesmo que sejam ainda insignificantes.
E, como nunca temos todos do nosso lado, é melhor lidar com aqueles que nos facilitam o crescimento. Dos outros, não reza a nossa história!

Sem comentários:

Enviar um comentário