sexta-feira, 13 de março de 2020

Estamos em 2013














Por outras bandas e com muito gosto





Cidade de Damman, Arábia Saudita - Um dia, telefonei a pedir um táxi para o centro da cidade (down-town) e, quando entabulámos aqueles poucos diálogos de quem sabe mal falar a língua, vieram as surpresas:
- De onde são os senhores (what country are you from?)
- Somos de Portugal, “the Ronaldo’s country”… 
E, para nosso espanto, o motorista diz que não conhece este football player. Era um indiano simpático, paciente com o nosso fraco inglês, que às tantas começa a falar da nossa terra, Portugal, como a terra de Vasco da Gama, que chegou à Índia em pequenos barcos (short ships), levados pela força do vento (moved by wind…), descobrindo um novo caminho entre a Ásia e a Europa (a new way between India and Europe). I learned it in my school’s books (aprendi isto nos livros da escola), frase dita com pompa e algum orgulho, o que ainda mais me aproximou deste indiano. 

Cada um tem os seus conhecimentos, mas este indiano, que conhece Vasco da Gama e não conhece Cristiano Ronaldo, é mesmo uma surpresa, tanto mais que, quando surge a palavra Portugal no estrangeiro, logo vem à fala o nome de Figo ou de Ronaldo, consoante o interlocutor seja mais velho ou mais novo… Irritado com tanta repetição, já uma vez na Turquia, quando vieram à baila estes nomes, eu adiantei: «from Portugal is also António Henriques», a que eles responderam: «I don’t know this» (esse, não conheço!)… 
Peripécias de turista. Mas é enriquecedor olhar estas caras escuras, gorduchas, de olhos vivos, ouvir estes falares estranhos que nos prendem a atenção, mesmo que muitas vezes a comunicação seja superficial… 

António Henriques

A imagem pode conter: 1 pessoa, interiores



No Mall of Darhan, satisfazendo a curiosidade dos olhos... Copiando outros comportamentos!
A imagem pode conter: céu e ar livre



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e interiores














Do alto da Torre de 100 pisos em Ryadh, vê-se a cidade lá em baixo. Parece vista de avião...














Durante os vários momentos de oração, tudo fecha e as pessoas (homens sobretudo) enchem os espaços...










A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas, mesa, bebida e interiores







Vejam só: desta vez, à mesa. estavam pessoas de Portugal, Grâ-Bretanha, Nova-Zelândia e Paquistão.



Sem comentários:

Enviar um comentário