quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Coisas bonitas na Igreja

Esta vai sem foto, mas é muito importante para mim.
A missa deste domingo (12/11/2017) celebrou sobretudo a palavra de Deus, exaltada no que foi chamado o "Dia Paroquial da Bíblia", segundo recomendação do Santo Padre na Carta Apostólica que publicou no fim do Ano da Misericórdia.
O Sr. P. Geraldo nem fez homilia, pois a encenação que se representou foi bem uma rica homilia, que nos ia entrando pelos olhos dentro. Crianças da catequese iam aparecendo com símbolos bíblicos, a acompanhar um roteiro distribuído a toda a assembleia num folheto muito bem feito e íamos ouvindo e cantando que «a Palavra de Deus é Luz», ...«é Alimento», ...«é Água Pura», ...«é Paz», «...é Ressurreição», ...«é para ser anunciada» e, finalmente «a Palavra de Deus é JESUS CRISTO».
O que mais me tocou foi a distribuição de uma 20 Bíblias a crianças da Catequese. Uma a uma, aproximavam-se do Celebrante e ouviam uma breve mensagem do sacerdote, respondiam "Ámen" e seguiam para o seu lugar com aquele precioso tesouro. E não é que o celebrante foi capaz de dirigir a cada uma uma palavra diferente, muito directa, sem se repetir?
Fica este elogio, a pensar nestes meninos e meninas que não vão esquecer facilmente o que ouviram, tão pessoal foi.

António Henriques

Sem comentários:

Enviar um comentário