terça-feira, 10 de janeiro de 2017

NOTÍCIA COM 10 ANOS

Como o tempo passa! Afinal, 10 anos é muito tempo... Este texto foi escrito por mim no tempo em que mal havia sede da Casa do Educador, não havia salas, não havia universidade sénior... Só havia sonho... Hoje, tudo mudou e para muito melhor!
Atenção, Seniores!
Já temos a nossa Universidade!
Desde 15 de Janeiro, estão a funcionar no nosso concelho as aulas da UNISSEIXAL- Universidade Sénior do Seixal, com 32 disciplinas, umas mais teóricas, outras mais práticas, a que se juntaram no mês de Abril mais outras actividades: Grupos musicais (Tuna e Cavaquinhos), Teatro e ainda um Grupo de Dançoterapia.
Os seniores do nosso concelho mereciam este projecto e por isso aderiram em força. São 238 os felizardos que se matricularam nas mais diversas actividades.
A Casa do Educador do Concelho do Seixal, uma associação formada por gente ligada à educação e ensino, preparou as bases do projecto durante o ano de 2006, contactando pessoas e instituições que pudessem ajudar a pôr de pé este projecto. E em boa hora!
São já quase 40 os professores que aderiram e oferecem gratuitamente o seu saber e o seu tempo a estes novos alunos.
 Para quem é a Universidade Sénior? Esta Universidade é para quem não desistiu de viver e aprender, apesar da idade. Pretende combater a solidão e a exclusão social, dinamizando as relações sociais, dando oportunidade a que as pessoas aprendam na idade adulta o que não conseguiram antes. “Em vez de ficar em casa sem fazer nada de especial, aproveito para aprender aquelas coisas que sempre quis e que nunca tive oportunidade”, dizia um aluno sénior a um jornal. É igualmente objectivo desta Universidade que os seniores se sintam activos e felizes, independentemente das limitações da idade.
Os testemunhos que temos ouvido dão-nos conta duma satisfação geral, de um agrado espontâneo por esta iniciativa. Pessoas houve que voltaram a gostar de viver! E isto é o máximo!

Perfil dos alunos da UNISSEIXAL: é já possível apresentar o perfil dos alunos matriculados. Num universo de 228 (número com que se começou este trabalho estatístico), são maioritários os alunos entre 60 e 69 anos, o número de mulheres corresponde a mais do dobro dos homens e, quanto a habilitações literárias, a maioria possui uma base cultural significativa, o que corresponde à ideia de que “cultura atrai cultura”: só uma pequena franja possui a antiga 4.ª classe e mais de metade dos alunos (52%) tem o ensino secundário ou estudos universitários.
António Henriques 

Sem comentários:

Enviar um comentário